A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) determinou, na última quinta-feira, 20 de março, a suspensão pelo período de 60 dias da cobrança de multas e valores decorrentes da revisão do faturamento de água. Além disso, também está vedada a interrupção do abastecimento para usuários residenciais e comerciais nos 250 municípios regulados pela agência, incluindo Salto do Jacuí.
A decisão ocorre em meio a uma fiscalização sobre possíveis fraudes na apuração de irregularidades em hidrômetros, praticadas por empresas terceirizadas da Corsan. O tema ganhou repercussão após denúncias na imprensa e redes sociais, levando a instauração de um processo investigativo pela AGERGS, que iniciou em janeiro.
A medida cautelar foi proposta pela Conselheira-Presidente da AGERGS e aprovada pelos demais conselheiros, que durante a reunião também destacaram a necessidade da fiscalização e de seguir processos de verificação transparentes e eficazes.
A Diretoria de Saneamento e Irrigação da AGERGS já iniciou a fiscalização específica sobre o caso, com prazo de 45 dias para conclusão. Após esse período, as constatações serão comunicadas à Corsan, aos municípios e ao Conselho Superior.
A Administração Municipal de Salto do Jacuí tem acompanhando a situação e mantém o compromisso de buscar e transmitir esclarecimentos, a fim de garantir que os direitos da população sejam respeitados.
Confira a matéria da AGERGS no link:
https://agergs.rs.gov.br/agergs-suspende-temporariamente-cobranca-de-multas-pela-corsan-e-cortes-no-abastecimento-de-agua
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.